top of page

RELEASE

Guitarrista (paulista de Tietê) formado na Área de MPB/JAZZ e Arranjo para música popular e big bands pelo Conservatório Dramático e Musical de Tatuí/SP. Também estudou em São Paulo/SP, sendo aluno do guitarrista Jarbas Barbosa (Banda Mantiqueira). Possui 4 álbuns de música instrumental brasileira com composições próprias intitulados “POR CAMINHOS DIFERENTES”, lançado em Março/1999; “LUNAR”, lançado em Novembro/2003; “PAISAGEM SONORA”, lançado em Julho/2014 e "QUÂNTICO", lançado em Janeiro/2022, sendo este último, também lançado em Vídeo/Documentário. Nestes álbuns, explora a variedade de aspectos musicais do Brasil, focalizando principalmente elementos do interior do país, não deixando no entanto, de citar aspectos urbanos. Há também influências do Jazz em seu trabalho. Como influências, podemos citar as músicas de Milton Nascimento, Toninho Horta e o jazz do guitarrista Pat Metheny.

Seus álbuns foram destaques em matérias publicadas por revistas especializadas em música , como a “GUITAR PLAYER” (Jan-Fev/2001 - Jun/2004 e Maio/2015) e “GUITAR CLASS” (Ago/2001 e Maio e Junho/2004). Foi também destaque nos programas “RETRATO DO ARTISTA” da Rádio UNESP-FM da cidade de Bauru/SP e “TERRA BRASILIS” da Rádio CULTURA-AM da cidade São Paulo/SP. Sua composição “RUA CAIO GRACCO” foi incluída na trilha sonora do filme infantil “TREM FANTASMA” (2016), produzido e veiculado pela TV CULTURA. Foi também homenageado pela Prefeitura Municipal de Tietê em Out/2000 por ocasião das comemorações da XXVIII Semana Camargo Guarnieri. Em Outubro/2010, foi o vencedor da 28ª edição da FAMPOP – Festival de Avaré, na categoria “MÚSICA INSTRUMENTAL”, com sua composição “NA CANÇÃO DO VENTO”, recebendo o prêmio de “Melhor Música Instrumental”. Em Outubro/2012, foi o vencedor da 30ª edição da FAMPOP – Festival de Avaré, na categoria “MÚSICA INSTRUMENTAL”, com sua composição “CÉU DE BH”, recebendo o prêmio de “Melhor Música Instrumental”. Em Setembro/2023, foi o vencedor da 40ª edição da FAMPOP – Festival de Avaré, na categoria “MÚSICA INSTRUMENTAL”, com sua composição “DIA DE JOGO”, recebendo o prêmio de “Melhor Música Instrumental”.

Leciona no Conservatório de Tatuí/SP como Professor de Guitarra e Teoria/Harmonia no Curso de Música Popular (MPB/Jazz) desde 2005. Atualmente é guitarrista da Big Band PIRAJAZZ da cidade de Piracicaba/SP.

Foi guitarrista das Big Bands “Prata da Casa” e “Sam Jazz”, ambas do Conservatório de Tatuí. Além disso, apresenta-se com seu grupo em diversas cidades pelo Brasil, mostrando seus álbuns em shows, festivais e outros eventos musicais, tais como: “ I Encontro da MPB Instrumental ” – Conservatório de Tatuí (O maior evento de música instrumental já realizado no Brasil – Jan/2000); “Projeto SoL Maior” – SESC/Santos; “Projeto Campos das Artes” – Campos do Jordão/SP; “Festival de Jazz do Jardim Suspenso da Babilônia/Spa Musical” - Santo Antonio do Pinhal/SP; “FAMPOP – Feira Avareense de Música Popular” – Avaré/SP; “Projeto Sons da Cidade” – São Bernardo do Campo/SP; “4ª Mostra SESI de Música Instrumental” - Piracicaba/SP; entre outros.

Suas composições teem sido executadas em diversas emissoras de rádio e TV, como a Rádio Unesp FM (Bauru/SP); Rádio USP FM (São Paulo/SP); Rádio Cultura AM/FM (São Paulo/SP); FM Municipal (Piracicaba/SP); Rádio Universitária (Recife/PE); Rádio Inconfidência Mineira FM (Belo Horizonte/MG); Rádio Câmara e Rádio Senado (Brasília/DF), Rádio Universidade FM (São Luiz/MA); Rádio Rede Viva Favela FM (Rio de Janeiro/RJ); Rádio Catedral FM (Rio de Janeiro/RJ); Rádio Rio Verde FM (Baependi/MG); Rádio Avaré AM (Avaré/SP); TV ESPN Brasil; TV Cultura, além de emissoras dos EUA (KBSC Radio – Seattle/WA) e Portugal. Participou da gravação dos CDs “Gravura” do compositor/instrumentista cearense Jr. Faheina em Maio/2001 e “Sophisticated Choro” do compositor/arranjador/instrumentista piracicabano Marco Abreu em Dez/2003. Com a Big Band Prata da Casa, gravou o CD “Raízes, Tradição e Extensões” em 1997. Com a Big Band Sam Jazz, gravou o CD “SamJazz 30 anos” em 2006 e com esta, apresentou-se em várias cidades do país, também tendo participado de Festivais de Jazz pela América do Sul, além da oportunidade de trabalhar com regentes internacionais como: Ed Sarath (Diretor do Depto. de Jazz da Universidade de Michigan/USA); John Rapson (Universidade de Iowa/USA); Daniel Barry (PHD em Composição, Arranjo e Regência e Prof. na Northwest Music Works – Seattle/USA); Miles Osland (Diretor do Depto. de Jazz da Universidade de Kentucky/USA); Niels Neergaard (Regente da Radio Jazz Orchestra de Copenhagen/Dinamarca); Martin Winiger (Universidade de Zurich/Suíça), e mais: Maestro Branco; Leny Andrade; Oswaldinho da Cuíca com a bateria da Escola de Samba Vai Vai; Pery Ribeiro; Os Cariocas; Célia; Zé Luiz Mazziotti; Hector Costita; Altair Martins; Vittor Santos; Jorginho do Trompete; Benito di Paula; Tânia Alves, Altemar Dutra Jr. entre outros.

bottom of page